sábado, 24 de setembro de 2011

África: um continente espetacular



Fazendo a minha tradicional viagem pela internet, encontrei fotos sensacionais no blog do Tony Ramos. Sim! O nome do blog é esse mesmo. Se é o autor? Vou pesquisar.

O que interessa mesmo são as fotos belíssimas que esse blogueiro posta em seu blog. Nunca vi nada igual!

Hoje viajaremos pela África, um continente tão estranho e vilipendiado, mas, nem por isso, deixou de ser extraordinário.

Que continente é esse?

África


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas, por exemplo, Madeira, pertencente a Portugal, Ilha de Ascensão, pertencente ao Reino Unido, entre outras.

Apresenta grande diversidade étnica, cultural e política. Nesse continente, são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos; dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos. Apesar disso, existem alguns poucos países com um padrão de vida razoável (comparável no máximo a Bulgária), assim não existe nenhum país realmente desenvolvido na África. O subdesenvolvimento, os conflitos entre povos e as enormes desigualdades sociais internas são o resultado das grandes modificações introduzidas pelos colonizadores europeus.

Atualmente os países africanos mais desenvolvidos são Líbia, Maurícia e Seicheles, com qualidades de vida superiores a de países como Brasil, México e Ucrânia. Ainda há outros países africanos com qualidades de vida e índices de desenvolvimento razoáveis, podendo destacar a maior economia africana, a África do Sul e outros países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Confiram!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário